Serviço de Inspeção realiza trabalho preventivo a COVID-19 com produtores rurais do Assentamento Juncal

Publicado em: 2 de junho de 2020

Aconteceu na quinta-feira (28), no Assentamento Juncal uma ação desenvolvida pelo Serviço de Inspeção Municipal – SIM com a finalidade de prevenção a COVID-19. A médica veterinária do SIM Ana Paula Catalano Neto aferiu a temperatura dos produtores rurais da agricultura familiar, além de passar outras informações importantes em relação à prevenção do vírus antes de dar início ao trabalho de abate de frango caipira que ocorre no pequeno abatedouro localizado no assentamento.

Ana Paula informou que nenhum produtor rural apresentou estado febril, além de segundo eles não apresentarem sintomas respiratórios nem quaisquer outros sintomas, todos declararam estar se sentindo em pleno bem-estar físico e mental.

A médica veterinária reforçou ainda a importância da correta higienização das mãos e toda a assepsia corporal, que já é de extrema importância para quem trabalha com alimento e, em tempos de pandemia estes conceitos devem ser levados com ainda mais rigor.

Os produtores foram orientados também a evitarem se deslocar para a cidade, indo apenas em caso de extrema necessidade e evitar ir à família toda, deixando apenas um membro da família ir ao supermercado ou farmácia, por exemplo. Além disso, alertado que no aparecimento de qualquer sintoma como febre, tosse, dispneia, mialgia, fadiga e sintomas respiratórios superiores eles devem informar imediatamente a Gerência Municipal de Saúde.

“Assim, tomando todos os cuidados vão dando continuidade os trabalhos realizados pela agricultura familiar, afinal, a produção de alimentos não pode parar e práticas como abate são necessárias, pois além de não desabastecer um mercado tão importante quanto é o de proteína animal, evitando ainda a descontinuidade da cadeia produtiva que se parada de forma abrupta ocasiona também problemas relacionados a desperdício e até ao bem-estar animal”, destacou Ana Paula.

A ação faz parte das medidas decretadas pelo prefeito Dr. Izauri Macedo na prevenção contra o Coronavírus no município, a conscientização da população é de suma importância para que esse vírus não se prolifere com intensidade. Importante que todos tenham consciência e tome todos os cuidados orientados pelas autoridades neste momento difícil em que passa o nosso país.